quarta-feira, março 21, 2007

O arqueólogo e egiptólogo brasileiro, Claudio Prado de Mello, está construindo o primeiro Instituto Nacional de Egiptologia no Rio de Janeiro




O egiptólogo brasileiro Cláudio Prado de Mello está construindo o primeiro Instituto Nacional de Egiptologia do Brasil. Ele vai funcionar em um prédio, no Rio de Janeiro, inspirado em uma construção egípcia da dinastia Mameluca, que dominou o Egito entre os anos de 1235 a 1517 d.C..
"O instituto nasceu da necessidade de tentar organizar a egiptologia no Brasil. Existe um número muito expressivo de pessoas interessadas em saber sobre o Egito", disse Mello.




O resto da notícia:





Egiptologia e estudo de múmias egípcias no Brasil
MUSEU NACIONAL
Em eterna reforma, ocupa desde 1892 o Palácio S. Cristóvão, construído em 1600 em estilo neoclássico e residência da família imperial de 1805 a 1889. Embora as condições da visita sejam precárias, o museu possui um grande acervo de peças de zoologia, arqueologia, etnologia e botânica. O destaque são os sarcófagos e as múmias egípcias e os esqueletos de uma preguiça gigante, com 7 mil anos, e de uma baleia de 40 m. Endereço: Quinta da Boa Vista Tel: 568-1149 Bairro: São Cristóvão Estacionamento interno pago.
Antonio Brancaglion Junior
Tem experiência na área de Arqueologia , com ênfase em Egiptologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Egito Antigo, Religião Egípcia, Egiptologia, Museu de Arqueologia Etnologia, Crenças Funerárias Egípcias e Coleção Egípcia - USP.



Sem comentários: