sábado, maio 12, 2007

Estela de Heliodorus 178 a.C.




Acabada de decifrar, apresenta informação sobre Heliodorus, que, segundo o Segundo Livro dos Macabeus, recebeu ordens para se apoderar do tesouro do Templo de Jerusalem, mas terá sido desviado do santuário pela aparição miraculosa de um cavaleiro feroz acompanhado de dois jovens.


http://www.artdaily.com/section/news/index.asp?int_sec=2&int_new=20177


http://en.epochtimes.com/news/7-5-6/54964.html






Segundo Livro dos Macabeus: obra de Jasão de Cirene, judeu da Palestina; trata principalmente da história Judaica desde o reinado de Seleuco IV, até à morte de Nicanor, 175 e 161 a.C. O livro foi escrito depois do ano 125 a.C. e antes da tomada de Jerusalém, no ano 70 (talvez à volta de 100 a. C.).

Seleuco IV Philopator, rei do império seleucida, de 187 a. C. a 175 a. C. O seu reino incluía parte do que é hoje a Síria, a Palestina , parte do Iraque (Mesopotâmia/Babilónia) e Irão (Pérsia).
Dadas as suas necessidades financeiras, criadas em parte pela guerra com Roma, foi levado à ganância e acabou por ser assassinado pelo seu ministro, o próprio Heliodorus...

Edição brasileira para download:

http://virtualbooks.terra.com.br/biblia/PDFvelho/2livrodosmacabeus.pdf

The Expulsion of Heliodorus from the Temple, 1511-12, Fresco, base 750 cm, Stanza di Eliodoro, Palazzi Pontifici, Vaticano

O Papa Júlio II pede ao seu pintor da corte, Rafael, que contasse a história sagrada, ele começou a pintar o mural 'Expulsão de Heliodorus' na Stanza d'Eliodoro em 1511. O texto do mural conta que o rei Seleuco ordena a Heliodorus que roube o tesouro do templo de Jerusalem. O mural mostra os sacerdotes do templo a pedir fervorosamente aos santos que protejam o tesouro sagrado. O seu pedido é ouvido e um cavaleiro com dois jovens de chicote aparecem repentinamente evitando que Heliodorus roube o tesouro.





Tradução da inscrição da estela ( a partir da tradução inglesa do Museu de Israel - no link):

«Dorymenes para Diophanes saudações:
A cópia da carta que nos foi dada por Heliodorus que é o responsãvel dos assuntos vai anexa. Fará bem se tomar o cuidado de que tudo é tratado de acordo com as instruções.Ano 134, 22 de mês de Gorpiaius (Agosto, 178 a. C.)
Heliodorus para Dorymenes seu irmão saudações:A cópia da ordem que nos foi dada pelo rei respeitante a Olympiodorus vem em baixo. Fará bem se tomar o cuidado de seguir as instruções. Ano 134, 20(?) do mês de Gorpiaius (Agosto 178 a. C.)
King Seleucus para Heliodorus seu irmão saudações:
Tomando a maior atenção na segurança dos nossos assuntos, pensando neles como o melhor bem para os assuntos do nosso interesse quando os que vivem no nosso reino regem as ssuas vidas sem medo, e ao mesmo tempo constatando que nada pode ser próspero sem a boa vontade dos deuses, demos ordens para que os santuários fundados em outras províncias recebam as honras tradicionais com o cuidado que mais lhes convém. Mas uma vez que os assuntos na Koile-Síria e Phoinike (hoje Albânia) estão à espera que seja nomeado alguém someone que tome conta destes (i.e. sanctuários) … Olympiodorus ...»

Sem comentários: