sexta-feira, novembro 07, 2008

MedMem em 2010








MedMem em 2010

Países Mediterrânicos vão ter Património audiovisual na Internet

04.11.2008 - 15h37 Reuters, PÚBLICO

Os países do Mediterrâneo vão partilhar em breve o seu património audiovisual graças ao lançamento de um site num projecto idealizado pelo Instituto Nacional do Audiovisual francês (INA). O MedMem propõe uma selecção de mais de 4 000 vídeos sobre 23 países da bacia do Mediterrâneo.O projecto foi apresentado ontem em Marselha, sul da França, à margem da conferência de ministros “L’Union pour la Mediterranée” (UPM), que reúne até hoje 43 países da União Europeia e da fronteira mediterrânica. O site deverá estar disponível em 2010.
Os arquivos serão classificados em seis grandes capítulos: “Sítios Culturais” (com locais arqueológicos, monumentos, vilas, grandes museus), “Costumes, tradições e saberes”, “Paisagens e ambiente”, “Expressões culturais e artísticas”, “História e Turismo”. Dezoito entidades, entre as quais 10 televisões de diferentes países do mediterrânico, três organismos profissionais, bem como parceiros culturais e científicos vão participar no MedMem ("Méditerranée Mémoire" – Memória Mediterrânica, em português). Israel, Palestina, Líbia, Egipto, Jordânia e Marrocos também se associam a este mega-projecto.
Contribuem com pontos de vista, na mioria divergentes, sobre a História e actualidade.“Foi organizado um grupo editorial composto por profissionais do audiovisual e universidades. Elementos com diferentes pontos de vista e contextos diferentes para que se aceite que é uma história partilhada apesar de ser uma história que também nos divide”, explica Emmanuel Hoog, director do INA. O site vai estar disponível, numa altura inicial, em três línguas: francês, inglês e árabe, mas deverá ser enriquecido com mais línguas e novos parceiros, asseguram os responsáveis.

Sem comentários: