sábado, janeiro 30, 2010

O exemplo do que um mestrado em Egiptologia deve ser... What a Master in Egyptology should have...

PARA TODOS QUE DIZEM INTERESSAR-SE POR EGIPTOLOGIA EM PORTUGAL; AOS QUE SE INTERESSAM REALMENTE E AOS 'FALSOS' INTERESSADOS, MAIS CONHECIDOS POR INTERESSEIROS:

A Universidade de Napoles vai comecar um Mestrado de Egiptologia que serve de modelo a qualquer Universidade que pense fazer o mesmo. 
Tem todas as componentes necessarias, historicas e linguisticas, bem como a experiencia arqueologica e a passagem pela arte e arquitectura. 
A considerar por todos os departamentos que ainda nao tem formacao especifica em Egiptologia e que deveriam ter pois procura existe. 
Ha que encontrar os leitores (professores) adequados, e isto quer dizer que muitas vezes se convidam pessoas estrangeiras para leccionar certos modulos.
Uma mais-valia para qualquer Universidade que queira evoluir e prestar servico educativo de qualidade.

Por experiencia propria e por ter adquirido e continuar a adquirir os conhecimentos em locais e tempos diferentes, penso que este mestrado esta muitissimo bem elaborado pois contem os instrumentos necessarios a boa investigacao em egiptologia, confere experiencia de campo, e abarca os varios temas que compoem a egiptologia ficando ao criterio de cada um escolher o seu tema de tese.

Isto quer dizer que quem procura 'tapar' a necessidade de viajar a conta de bolsas com a desculpa que faz investigacao, e ganhar uns trocos usando publicacoes alheias para fazer brilharetes em palestras de reformados curiosos, fica logo de fora...
Uma pessoa que dedica a sua vida a egiptologia, se nao estiver dedicado ao ensino, estara com certeza na investigacao, e as duas vertentes requerem trabalho continuo e constante.
O elemento chave sera a inovadora abordagem que der ao seu trabalho e com isto deixamos de fora museologos e oportunistas...
Inovar, investigar temas mal explorados ou nunca desenvolvidos, nao e fazer recensoes criticas mal fundadas dos trabalhos dos outros, duvidar de bibliografia citada so porque nao se conhece a publicacao (muitas vezes porque nao se dominam linguas estrangeiras em variedade suficiente para os estudos que se propoem fazer), mas e escrever sobre novos prismas de interpretacao, sejam eles filosofico-religiosos, linguisticos ou cientificos.


Que sirva de licao, este novo mestrado e a sua belissima composicao aos monos desactualizados que vivem dentro de redomas de fantasia, alimentados por confortaveis interesseiros e mais monos com poder politico e economico que so ouvem os que sao da mesma cor...


E depois admiram-se que quem tenha algumas capacidades se ponha ao fresco e va fazer coisas noutros paises... 


Anseio vivamente por novas pessoas em lugares chave para desenvolver o ensino e o saber por vias mais adaptadas a realidade.


 Componentes do curso:

Egipto Predinastico e Protodinastico
Imperio Antigo e Primeiro Periodo Intermediario
Imperio Medio e Imperio Novo
Egipto greco-romano
Antiguidade Nubia 


Egipcio Medio
Hieratico e Egipcio Novo
Lingua Copta e literatura do Egipto Cristao
Demotico 

Cronologia da arte predinastica
Arquitectura templar
Textos funerarios
Rituais funerarios


Informatica para a arqueologia
Aplicacoes G.I.S.
Laser scanner
Novas tecnologias para o estudo da ceramica egipcia


Escrita com o Winglyph
Arqueologia maritima egipcia
Coleccao egipcia do Museu Arqueologico de Napoles
Nascimento da escrita no Egipto 


Palestras varias


Excavacao em Helwan (Cairo)


Tese

Sem comentários: